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Sábado, 28 de julho de 2007 Santos do Dia: Acácio de Mileto (mártir), Arduíno de Ceprano (peregrino), Botvido da Suécia (mártir), Eustáquio da Galácia (mártir), Inocêncio I (papa), Lúcido de Aquara (eremita), Nazário e Celso (mártires de Milão), Pedro Poveda Castroverde (fundador, mártir), Peregrino de Lião (eremita), Sansão da Bretanha (bispo), Vítor I (papa e mártir). Primeira leitura: Êxodo 24, 3-8 A atitude do Maligno é criar confusão no meio do campo, tratando de chamar o mal de bem, e o bem de mal. Este anti-semeador do reino de Deus é astuto como os filhos das trevas, sabe muito bem qual é o momento oportuno, e está à espreita para semear o mal. As sementes da cizânia e do trigo crescem juntas na realidade concreta do campo; misturam-se sem diferença alguma; por isso, tem-se que deixar crescer uma ao lado da outra, para evitar que, ao arrancar a cizânia, leve-se com ela também o trigo. Quando germinar o trigo, a diferença será patente, e a evidência do fruto permitirá reconhecer quem é quem. Dar fruto, ou frutificar, na mentalidade do Evangelho, permite distinguir o bem do mal e a supremacia de um sobre o outro. Finalmente, poderíamos dizer que a intenção da parábola é advertir desde o princípio que a messe messiânica será colhida num dia fixado. Mateus dá ao texto um tom escatológico, porque a menção da messe orienta espontaneamente a atenção para o pensamente sobre o juízo final, idéia que é reforçada pela alusão ao fogo que queima ou destrói a cizânia (o mal), enquanto o trigo (o bem) é recolhido e armazenado nos celeiros. Isto se constitui nas duas idéias dominantes da parábola do princípio ao fim: separação definitiva dos bons e dos maus, com o extermínio destes últimos, e alegria do povo eleito em torno do dono da messe. Clique aqui para ver esta página no site do Serviço Bíblico O Serviço Bíblico é contra a prática de SPAM. Você optou por receber nossos e-mails em seu cadastro. Caso não queira mais receber nossos e-mails, envie um e-mail para maciel@avemaria.com.br solicitando o cancelamento. |
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