27 de julho de 2007

Servico Biblico Latino Americano

Sexta-feira, 27 de julho de 2007

Santos do Dia: Antusa de Constantinopla (virgem), Arnaldo de Lião (bispo), Bertoldo de Garsten (abade), Celestino I (papa), Clemente de Ochrida (bispo), Eclésio de Ravena (bispo), Etério de Auxérre (bispo), Justina (virgem e mártir), Hugo de Lincoln (menino mártir), Natália e companheiros (mártires de Córdova), Pantaleão (médico e mártir), Raimundo Zanfoni (leigo), Simeão de Egee (diácono e estilita), Teobaldo de Marly (abade).

Primeira leitura: Êxodo 20,1-17
A lei se deu por meio de Moisés.
Salmo responsorial: Sl 18 (19), 8.9.10.11 (+ João 6, 68c)
Tu tens palavras de vida eterna.
Evangelho: Mateus 13, 18-23
O que escuta a palavra e a entende, esse dá fruto.

Jesus explica aos seus a parábola do semeador. O que o semeador semeia é a mensagem do reino contida nas bem-aventuranças, em particular na primeira e na última: a opção que faz entrar no reino, e a perseguição que a fidelidade a ela comporta. Constitui o núcleo dos "segredos do reino".

A semente se define como "a mensagem do reino", expressão sinônima de "boa notícia do reino". Jesus, identificado como o Filho do Homem, em Mateus 13,37, é o semeador, embora nesta parábola o acento recaia na semente e a terra, isto é, na Palavra e em sua recepção por parte dos ouvintes.

A parábola e sua explicação expõem, portanto, as atitudes com que um homem pode apresentar-se ante a mensagem. São um aviso de Jesus: não dá ele por descartado o êxito; este depende do próprio homem. O reino de Deus não será implantado sem a colaboração humana; não será imposto de cima para baixo nem de modo repentino; necessita de ser acolhido pelo homem e produzir nele o fruto correspondente.

A mensagem não é aceita sem mais nem menos por todos; é preciso estar livre, em primeiro lugar, da estima e da ambição do poder.

Em segundo, é necessário que o homem o tome como seu, de modo que seja inseparável dele, aconteça o que acontecer.

Em terceiro, o homem tem que desprender-se de toda a ânsia pela subsistência e do desejo de comodidade. Jesus indica, portanto, as diversas causas do fracasso da mensagem, que podem coexistir no mesmo indivíduo.

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