10 de setembro de 2007

Servico Biblico Latino Americano

Segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Santos do Dia: Agapito de Novara (bispo, s. VI) , Apeles, Lucas e Clemente (mártires da Palestina, s. I) , Hilário (papa, 465) , Menodora, Metrodora e Ninfodora (virgens e mártires da Bitinia, 303) , Nemesiano, Félix, Lúcio, Liteu, Poliano, Vítor, Jader, Dativo e Companheiros (bispos, mártires da África, 260) , Nicolau de Tolentino (presbítero, 1310) , Pedro de Compostela (bispo, s. X) , Pedro de Mezonzo (bispo) , Pulquéria (esposa de Marciano, imperatriz de Constantinopla, 454) , Sálvio de Albi (bispo, 586) , Sóstenes e Vítor (mártires da Calcedônia, 302) , Teodardo de Tongres (bispo, mártir, 668) .

Primeira leitura: Colossenses 1,24–2,3
Cristo é para nós a esperança da glória.
Salmo responsorial: Sl 61 (62), 6-7. 9 (R. 8a)
Só em Deus encontrarei glória e salvação.
Evangelho: Lucas 6,6-11
É permitido no sábado salvar a vida, ou deixá-la perecer?

A ação do reino de Deus tem como conseqüência uma confrontação entre Jesus e as autoridades religiosas da Galiléia. Escribas e fariseus interpretam de tal maneira a Lei que as pessoas terminam em sua maioria sendo culpabilizadas como pecadoras e, como tais, necessariamente teriam que pagar serviços ao Templo e aos sacerdotes para expiar suas culpas.

Aquele sistema de culpas e pagamentos levava a empobrecer os fracos e a enriquecer os fortes. Jesus tinha que bater de frente com um sistema assim e com seus representantes, escribas e fariseus. Não admite que os pobres sejam culpabilizados e excluídos da comunidade por sua pobreza, ou as mulheres por serem mulheres, ou os incapacitados por serem incapacitados.

A pergunta de Jesus no meio da sinagoga é orientada para recuperar o significado da religião para os seres humanos: o sábado é para salvar a vida, toda a vida; das pessoas e da natureza. Assim nasceu essa instituição do descanso sabático: um Deus que no final se alegra com as maravilhas que havia criado, e constata seu bom funcionamento.

Não se pode fazer do sábado uma ocasião para condenar, culpabilizar e excluir. Quando a mão seca do homem é curada em dia de sábado, Jesus desmascara a ideologia religiosa opressora e hipócrita. Denuncia publicamente a religião como negócio ou como pretexto para destruir a vida ou para passar olimpicamente sobre ela nos altares dos ritos, da devoção pomposa e de um descanso no sábado que não era lícito violar nem sequer para socorrer um moribundo!

Daí se entende por que se encheram de furor e indagavam uns aos outros o que fariam com Jesus"!

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