13 de junho de 2007

Servico Biblico Latino Americano

Quarta-feira, 13 de junho de 2007

Santo Antônio de Pádua, Presbítero e Doutor da Igreja (Memória).

Outros Santos do Dia: Aquilina da Síria (virgem, mártir), Fandila de Penhamelária (presbítero, abade), Felícula de Roma (virgem, mártir), Fortunato e Luciano (mártires da África), Peregrino de Aquila (bispo, mártir), Ramberto de Bugey (mártir), Trifilo de Chipre (bispo) .

Primeira leitura: 2 Coríntios 3, 4-11
Ele nos fez aptos para ser ministros da Nova Aliança.
Salmo responsorial: Sl 98(99), 5. 6. 7. 8. 9 (+ cf. 9c)
Santo é o Senhor nosso Deus.
Evangelho: Mateus 5, 17-19
Não vim para abolir a lei..., mas levá-la à perfeição.

Estes versículospertencem a uma das passagens mais complexas do Sermão da Montanha: Mateus deseja prefixar o significado profundo da nova religião e utiliza estes versículos para introduzir as grandes diferenças entre a justiça legal e a nova justiça.

Talvez nos surpreenda encontrar um elogio tão preciso da observância da Lei no Novo Testamento, nós, já habituados às invectivas de Cristo e de Paulo contra a Lei.A interpretação, porém, que em ordem do plano de salvação dá Mateus ao tema do cumprimento, permite dissipar essa surpresa.

De fato, a justiça do fariseu que obedece à lei se limita à sua observância. Não está em comunhão com Deus, mas somente com a observância, e sua tentação será sempre a de divinizar a lei.

Já a justiça do cristão depende não principalmente da observância da lei, mas do fato de que nos últimos tempos as duas coisas se cumpriram em Jesus, uma vez que foi ele quem primeiro conseguiu a obediência à lei em comunhão com Deus. Daí, a importância de Mateus ter colocado o v. 17 ("Não julgueis que vim abolir a lei ou os profetas. Não vim para os abolir, mas sim para levá-los à perfeição) antes dos vv. 18-19: assim, entre o cristão e a lei existe uma mediação: a justiça que Cristo concede aos seus. De tal sorte que o cristão que obedece à lei não o faz para extrair dela sua justiça, mas para manifestar a justiça adquirida em Jesus Cristo e que caracteriza os últimos tempos porque é comunhão com Deus.

Esta justiça foi considerada blasfema pelos fariseus. Mas foi lá que o cumprimento da lei foi levada a seu cumprimento, porque Cristo obedeceu plena e cabalmente à lei, mas dentro da mais total comunhão com seu Pai. E essa é a diferença diametral oposta entre sua obediência e a dos seus acusadores.

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