6 de janeiro de 2008

Servico Biblico Latino Americano

Domingo, 06 de janeiro de 2008
Epifania do Senhor

Santos do Dia: Dimas de Connor (bispo), Ermenoldo de Prüfening (abade), Guerino de Sion (monge, bispo), João de Rivera (bispo), Macra de Rheims (virgem, mártir), Melchior, Gaspar e Baltazar (Reis Magos mencionados no Novo Testamento), Pedro de Cantuária (abade), Pedro Tomás (patriarca latino de Constantinopla, mártir), Rafaela do Sagrado Coração de Jesus (virgem, fundadora), Wiltrude de Bergen (viúva, abadessa), Carlos de Sezze (religioso franciscano, bem-aventurado), Frederico de Saint-Vanne (monge, bem-aventurado), Gertrudes van Oosten (virgem, bem-aventurada).

Primeira leitura: Isaías 60,1-6
Levanta-te, sê radiosa, eis a tua luz!
Salmo responsorial: Sl 71 (72), 2. 7-8. 10-11. 12-13 (R. cf. 11)
Todos os reis há de adorá-lo, hão de servi-lo todas as nações.
Segunda leitura: Efésios 3, 2-3a. 5-6
Todos são chamados a herdar o reino.
Evangelho: Mateus 2, 1-12
Vimos sua estrela e viemos adorá-lo.

A primeira leitura de hoje, tirada do profeta Isaías, é um oráculo de consolo para Jerusalém, a cidade tantas vezes assediada, tomada e destruída. Aqui, e em outros lugares do mesmo livro, aparece representada como uma mulher, mãe e esposa, a quem se anuncia o regresso de seus filhos dispersos e a homenagem dos povos estrangeiros.
A imagem das trevas sobre o mundo que são varridas pelo sol divino, pela luz de uma nova aurora – bela referência à chegada da redenção messiânica – , é uma imagem que aparece ao longo da Escritura, tanto no Antigo Testamento como no Novo.

Na segunda leitura, Paulo comunica à comunidade de Éfeso que o mistério ou plano de Deus é o chamado a "todos" os homens serem um só corpo, sem distinção de raças, recalcando que também os pagãos são chamados à salvação, quer dizer, aqueles povos não-israelitas. Da mesma maneira, o evangelho traz a manifestação do Salvador a todos os seres humanos, simbolizada no reconhecimento e adoração dos magos a Jesus.

Recordemos que o evangelho de Mateus é dirigido a uma comunidade de cristãos, vinda do judaísmo. É por isso que há interesse em mostrar que na pessoa de Jesus se cumprem as Escrituras. Por isso também em várias passagens de seu evangelho se refere ao Antigo Testamento para provar que o que foi indicado pela Lei e pelos profetas se realiza em Jesus. Por exemplo: seu nascimento de uma virgem, o ter nascido em Belém, a estadia no Egito, a entrada messiânica em Jerusalém, a mansidão do Servo, o Filho de Deus, o Emanuel, o Filho de Davi, etc.

No Novo Testamento, além de João 7,42, encontramos refrências a Belém nas narrativas de Mateus 2 e Lucas 2 acerca do nascimento do Salvador na cidade de Davi. A tradição de que o Messias devia nascer em Belém tem seu fundamento no texto de Miquéias 5,2, onde se assinala que de Belém Efrata, devia sair quem governaria Israel e seria pastor do povo. A existência da estrela de Belém tem também suas bases bíblicas, como em Números 24,17. Agora a vemos no evangelho de Mateus (2,2).

Desde o início da humanidade, o céu tem sido um guia para as atividades humanas, como a agricultura e a religião, além do anúncio de bem-aventuranças ou desastres. Na antiguidade, qualquer acontecimento no céu era sinal de mensagens: e a estrela, no antigo Oriente, era sinal de Deus.

O termo: "mago" procede do Grego: mágos, que significa matemático, astrônomo e astrólogo. Estas duas últimas disciplinas eram uma coisa só naqueles tempos. Com ambas, podia-se estudar o destino ou desígnio das pessoas.
Quer dizer, os reis magos teriam sido astrônomos ou conhecedores do céu. O teólogo e advogado cartaginês, Tertuliano (160-220 d.C.) assegurou que os magos eram reis e que teriam vindo do Oriente.
Na visita dos magos a Jesus, os Padres vêem simbolizados a realeza (ouro), a divindade (incenso) e os sofrimentos (mirra) de Cristo.

Clique aqui para ver esta página no site do Serviço Bíblico

O Serviço Bíblico é contra a prática de SPAM. Você optou por receber nossos e-mails em seu cadastro. Caso não queira mais receber nossos e-mails, envie um e-mail para maciel@avemaria.com.br solicitando o cancelamento.

Arquivo do blog