16 de outubro de 2007

Servico Biblico Latino Americano

Terça-feira, 16 de outubro de 2007
Santa Hedviges, religiosa (Memória facultativa)
Santa Margarida Maria Alacoque, virgem (Memória facultativa).

Outros Santos do Dia: Albino de Quimper (bispo), Ambrósio de Cahors (bispo), Anastácio de Cluny (monge), Balderico de Montfauçon (abade), Balduíno de Laon (mártir), Bercário de Moûtier-en-Der (abade), Bertrando de Comminges (bispo), Bolônia de Bolonha (virgem, mártir), Clara de Kilkeary (virgem), Dulcídio de Agen (bispo), Eremberta de Wierre (abadessa), Florentino de Trèves (bispo), Galo de Helpétie (abade), Geraldo Magela (religioso redentorista), Lulo de Mainz (monge, bispo), Magnoboldo de Angers (bispo), Martiniano, Saturiano (e seus dois irmãos) e Máxima (virgem) (mártires da África), Momolino de Noyon (monge, bispo), Saturnino, Nereu e seus 365 Companheiros (mártires), Vital de Moirmoutier (eremita).

Primeira leitura: Romanos 1,16-25
Pretendendo-se sábios, tornaram-se estultos.
Salmo responsorial: Sl 18 (19), 2-3. 4-5 (R. 2a)
Narram os céus a glória de Deus.
Evangelho: Lucas 11,37-41
Por dentro, estão cheios de roubo e maldade.

O evangelista Lucas nos apresenta um enfrentamento típico entre Jesus e os fariseus. O problema parece, à primeira vista, um assunto puramente ritual; contudo, o ensinamento de Jesus vai além disso.

A obrigação de 'lavar' os pratos, lavar as mãos até os cotovelos e observar algumas normas de higiene tinha passado do plano da saúde para o campo da moral.

Para nós, torna-se difícil entender hoje qual era a relação entre a limpeza física e os problemas morais. Mas, se o pensarmos do ponto de vista da mentalidade que imperava naquela época, entenderemos que para as mentes puritanas, as mínimas transgressões dos rituais prescritos para o culto se convertiam em faltas graves.

Mas o que nos diziam os fariseus era que aqueles preceitos eram obrigatórios unicamente para os sacerdotes durante as cerimônias. Na vida cotidiana do mercado, da rua, da cidade e do campo era impossível complicar-se com tantas normas inúteis.

A exigência de Jesus muda o problema do âmbito ritual para o ético: o dever religioso não se refere às normas de higiene, mas à capacidade de solidarizar-se com os necessitados. É a isto que se refere quando diz: Dai antes em esmola o que possuís, e todas as coisas vos serão limpas. Porque a única limpeza possível é a de uma consciência aberta ao próximo necessitado.

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