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Sábado, 25 de agosto de 2007 Outros Santos do Dia: Arédio de Limoges (abade), Ebba de Coldingham (abadessa), Eusébio, Ponciano, Vicente e Peregrino (mártires), Gerôncio (bispo, mártir), Genésio de Roma (comediante, mártir), Genésio de Arles (bispo, mártir), Gregório de Utrecht (bispo), Juliano da Síria (mártir), Lucila de Roma (virgem), Magin de Tarragona (mártir), Maria Michaela do SS. Sacramento (fundadora), Menas de Constantinopla (bispo), Nemésio de Roma (diácono), Patrícia de Nápolis (virgem). Primeira leitura: Rute 2, 1-3.8-11; 4,13-17 Fixemos nossa atenção na primeira leitura: chama a atenção a contradição que aparece no final do Livro de Rute. No primeiro "fim" do livro, em 4,17, as vizinhas não somente dão o nome ao filho de Rute e Booz, mas também reivindicam a herança familiar feminina ao vincular aquele filho a Noemi e não ao seu finado esposo, Elimeleque. É, sem dúvida, um relato típico de mulheres camponesas viúvas. O segundo "fim" é um "acréscimo" posterior, e está em 4,18-22. É uma genealogia de Davi em que não aparece mulher alguma. Corresponde a outra tradição que une o Messias com a família de Davi. Rute e Noemi recuperam a herança de Elimeleque. Conhecem a tradição e buscam o varão familiar mais próximo, que tem a obrigação de se casar com Rute para reconstruir a família do defunto. O nascimento de Obed lhes permite a inclusão numa sociedade que as excluía. Já não será mais assim. Agora, têm família, pão e teto. Obed será depois o avô de Davi. Clique aqui para ver esta página no site do Serviço Bíblico O Serviço Bíblico é contra a prática de SPAM. Você optou por receber nossos e-mails em seu cadastro. Caso não queira mais receber nossos e-mails, envie um e-mail para maciel@avemaria.com.br solicitando o cancelamento. |
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