17 de julho de 2007

Servico Biblico Latino Americano

Terça-feira, 17 de julho de 2007

Santos do Dia: Clemente Slovensky de Okhrida e Companheiros (apóstolos da Bulgária) , Enódio de Pávia (bispo) , Fredegando de Kerkelodor (abade) , Generoso de Tivoli (mártir) , Jacinto de Paflagônia (mártir) , Kenelm (rei, mártir) , Leão IV (papa) , Marcelina de Milão (virgem, irmã de Santo Ambrósio) , Nerses Lampronazi (bispo) , Teodósio de Auxérre (bispo) , Teódota de Constantinopla (mártir) , Turnino de Antuérpia (monge) , Inácio de Azevedo (Presbítero) e Companheiros (bem-aventurados, mártires) .

Primeira leitura: Êxodo 2, 1-15a
Quando cresceu, Moisés foi ao encontro de seus irmãos.
Salmo responsorial: Sl 68 (69), 3. 14. 30-31. 33-34 (+ cf. 33)
Humildes, procurai o Senhor Deus, e o vosso coração reviverá.
Evangelho: Mateus 11, 20-24
Recriminou as cidades que não se haviam arrependido.

O ser humano é chamado a viver em sociedade e somente se pode realizar em relação a ela. A sociedade primitiva soube desde o primeiro momento encontrar e manifestar a relação familiar e tribal.

A sociedade urbana propôs seu tipo próprio de relação. Mas a Bíblia se inquieta com as soluções de união oferecidas por esta sociedade, porque esquecem que Deus é o único que possui o segredo e o poder desta comunhão entre os homens. Talvez seja esta a razão pela qual, imediatamente após a maldição das cidades, Jesus proclama que a unidade entre os homens se realiza a partir da recepção de sua Palavra. Segundo esta, somente há uma autêntica comunhão humana: a que se realiza tendo como base a mensagem de Deus.

Mas isto não quer dizer que aquele que escuta a mensagem divina deva distanciar-se das cidades modernas. É possível que Jesus haja amaldiçoado as cidades para acentuar a limitação delas e seu longo período de triunfo em que Deus não havia feito ouvir sua voz. Hoje, porém, a palavra de Deus influi inclusive nos esforços de união dos seres humanos, oferecendo por meio deles a construção da "cidade de Deus", que será a coroação definitiva da história, e na qual Deus será tudo em todos (Apocalipse 21).

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